quarta-feira, 12 de setembro de 2018
OS 70 ANOS DE NASCIMENTO DE CAIO FERNANDO ABREU (1948-1996) !
O DIA 12 DE SETEMBRO DE 2018 É MUITO ESPECIAL PARA QUEM AMA LITERATURA - ROMANCE E DRAMA !
HÁ 70 ANOS (12-09-1948) , NASCIA NO MUNICÍPIO DE SANTIAGO , NO RIO GRANDE DO SUL , O JORNALISTA - ESCRITOR E DRAMATURGO , CAIO FERNANDO ABREU .
APONTADO COMO UM DOS EXPOENTES DE SUA GERAÇÃO , A OBRA DE CAIO FERNANDO ABREU , ESCRITA NUM ESTILO ECONÔMICO E BEM PESSOAL , FALANDO DE SEXO , DE MEDO , DE MORTE E PRINCIPALMENTE , DE ANGUSTIANTE SOLIDÃO .
CAIO FERNANDO APRESENTA TAMBÉM UMA VISÃO DRAMÁTICA DO MUNDO MODERNO E É CONSIDERADO UM FOTÓGRAFO DE FRAGMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA .
CAIO FERNANDO ESTUDOU LETRAS E ARTES CÊNTRICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL , MAS NO ENTANTO , ABANDONOU AMBOS OS CURSOS PARA NO JORNALISMO .
EM 1968 , FOI PERSEGUIDO DURANTE O REGIME MILITAR E REFUGIOU-SE NO SÍTIO DA ESCRITORA , HILDA HILST .
EM 1970 , CAIO SE EXILOU POR UM ANO NA EUROPA E FOI NESSE MESMO ANO (1970) , ESCREVEU SEU PRIMEIRO LIVRO DE ROMANCE CHAMADO ''LIMITE BRANCO''.
ALÉM DE ''LIMITE BRANCO'', CAIO ESCREVEU OUTROS CINCO LIVROS DA DÉCADA DE SETENTA (70) COMO ''O OVO APUNHALADO (1975)'' - ''PEDRAS DE CALCUTÁ (1977)'' - ''MORANGOS MOFADOS (1982)'' E MUITOS OUTROS .
JÁ NO ANO DE 1974 , RETORNOU PARA PORTO ALEGRE-RS . EM 1983 , SE MUDOU PARA O RIO DE JANEIRO E EM 1985 , SE MUDOU PARA SÃO PAULO .
EM 1994 , A CONVITE DA CASA DOS ESCRITORES ESTRANGEIROS , CAIO VOLTOU PARA A FRANÇA E AO REGRESSAR NO BRASIL , DESCOBRIU QUE É PORTADOR DO VÍRUS DA AIDS (HIV) . CAIO ERA HOMOSSEXUAL DECLARADAMENTE EM PLENA ÉPOCA DO REGIME MILITAR NO BRASIL .
NO DIA 25 DE FEVEREIRO DE 1996 , CAIO FERNANDO ABREU FALECEU AOS 47 ANOS E SEUS RESTOS MORTAIS JAZEM NO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL E ALMAS , EM PORTO ALEGRE-RS .
UM HOMEM DE GRANDES VISÕES E QUE MERECE SER LEMBRADO NA MEMÓRIA DE QUEM AMA LER UM BOM LIVRO PARA VIAJAR NO MUNDO QUE ELE VIU .
VALEU MESTRE CAIO FERNANDO ABREU !
E TENHO DITO !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário