segunda-feira, 2 de julho de 2018

OS CEM (100) ANOS DE NASCIMENTO DO ARTISTA PLASTICO , ATHOS BULCÃO !

 

O DIA 02 DE JULHO DE 2018 É MUITO ESPECIAL PARA QUEM GOSTA DE CURTIR UMA BOA OBRA DE ARTE ! 

HÁ EXATOS CEM ANOS , NO ANO DE 1918 DO DIA 02 DE JULHO , NASCIA NO BAIRRO DE CATETE , NO RIO DE JANEIRO , O ARTISTA PLÁSTICO ATHOS BULCÃO . 

EM 1939 DESISTIU DA MEDICINA PARA SE DEDICAR ÀS ARTES VISUAIS E EM 1944 REALIZOU SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL , NA INAUGURAÇÃO DA SEDE DO INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL , EM SUA CIDADE NATAL . 

EM 1945 TRABALHO COMO ASSISTENTE DE CÂNDIDO PORTINARI NO PAINEL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS DA IGREJA DA PAMPULHA , EM BELO HORIZONTE-MG , E DEPOIS SE MUDOU-SE PARA PARIS (FRANÇA) ONDE VIVEU EM 1949 . 

FOI FUNCIONÁRIO DO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA , ONDE TRABALHOU COM ILUSTRAÇÃO DE PUBLICAÇÕES E TAMBÉM REALIZOU TRABALHOS COMO ARTISTA GRÁFICO E DESENHISTA . 

EM 1955 , NA FUNÇÃO DE ARTISTA PLÁSTICO , PASSOU A COLABORAR COM O GÊNIO BRASILEIRO , OSCAR NIEMEYER . A PARTIR DE 1957 , ATHOS INTEGROU O ESFORÇO NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA . 

EM 1958 , MUDOU-SE DEFINITIVAMENTE PARA BRASÍLIA E NOS ANOS 60 , ESTABELECEU UMA PARCERIA COM O ARQUITETO JOÃO FILGUEIRAS LIMA , CUJAS OBRAS EVENTUALMENTE APRESENTAM PAINÉIS CRIADOS PELO PRÓPRIO ATHOS . 

PELO CONJUNTO DA OBRA , RECEBEU VÁRIOS PRÊMIOS E CONDECORAÇÕES COMO A ORDEM DO MÉRITO CULTURAL DE 1995 , OFERECIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA .  

NO DIA 31 DE JULHO DE 2008 , ATHOS BULCÃO FALECEU AOS 90 ANOS , DEVIDO A COMPLICAÇÕES DA DOENÇA DE PARKINSON .  

EM 2016 , DURANTE A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO , ATHOS FOI HOMENAGEADO DURANTE A TRADICIONAL CONTAGEM REGRESSIVA E DURANTE CADA SEGUNDA DA CONTAGEM , VOLUNTÁRIOS FORMAVAM OBRAS CONHECIDAS DO ARTISTA PLÁSTICO . 

CADA FORMA DE ARTE É UMA MARCA REGISTRADA DESSE VERDADEIRO HERÓI BRASILEIRO QUE DEIXA UM IMPORTANTE LEGADO PARA AQUELES QUE AMAM VERDADEIRAMENTE A ARTE TRADICIONAL . 

MUITO OBRIGADO MESTRE ATHOS BULCÃO ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário